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Os maiores erros ao abrir uma empresa

Grandes desafios para entrar no mercado com o pé direito e ter sucesso nos negócios
Sebrae

Publicado em: 16/01/2018 17h27 - Atualizado em 16/01/2018 18h36

Duas em cada dez empresas mineiras fecharam as portas nos dois primeiros anos de vida (2012/2014). De acordo com pesquisa do Sebrae, não é possível atribuir uma única causa à mortalidade dos negócios. O fechamento precoce dos empreendimentos se deve a uma combinação de fatores, entre eles: a situação do empresário antes da abertura, o planejamento dos negócios, a capacitação em gestão empresarial e a gestão do negócio.

A decisão de abrir o próprio negócio é, sem dúvida, corajosa. Principalmente em épocas de crise, quando o desemprego cresce e muitos trabalhadores decidem empreender para a geração de renda. “É um período em que as pessoas abrem empresas não porque identificaram uma oportunidade no mercado, mas pela necessidade de pagar as contas no final do mês. É aí que mora o perigo”, alerta a analista do Sebrae Minas Luciana Lessa.

Via de regra, os negócios que começam sem planejamento correm sério risco de não dar certo. “Antes de abrir uma empresa é necessário fazer o plano de negócio e verificar a viabilidade econômica, financeira e de mercado. Na prática, isso significa conhecer os custos para abrir o negócio, identificar qual cliente deseja atender, quem serão os seus concorrentes, a localização do seu negócio, etc. Lembrando sempre que o planejamento é contínuo e fundamental para o sucesso da empresa”, explica Luciana.

Segundo o levantamento do Sebrae, as principais dificuldades enfrentadas pelos empresários nos primeiros anos de mercado são: falta de clientes, capital, conhecimento e mão de obra. Para superar esses desafios, o empreendedor deve ficar atento e não misturar as despesas pessoais com as da empresa, estar aberto a críticas, fazer análises de viabilidade do seu negócio, buscar capacitações, não se acomodar e não centralizar.

“O empreendedor não precisar fazer tudo, mas ele tem que entender um pouco de tudo. Para isso, é essencial ter uma equipe qualificada e que busque constantemente conhecimento para gerir cada vez melhor o negócio”, destaca Luciana.

Dez maiores erros cometidos pelos empreendedores de pequenos negócios:

  1. Não planejar.
  2. Não se identificar com a atividade escolhida e não entender do negócio que deseja abrir.
  3. Abrir um tipo de negócio “porque está dando dinheiro”, os famosos negócios da moda.
  4. Não pesquisar sobre o mercado.
  5. Não identificar/definir corretamente o público-alvo: achar que pode vender para todo mundo.
  6. Ir além da capacidade de divulgação.
  7. Não divulgar.
  8. Não planejar a utilização das redes sociais.
  9. Falta de gestão e organização.
  10. Não pensar na experiência do cliente.
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