Fique por dentro

Dicas

Determine um valor limite para alguns gastos

CAIXA CRESCER

Publicado em: 29/05/2015 09h50 - Atualizado em 29/05/2015 10h00

A costureira Marize Machado ama tecidos! Para ela, é difícil resistir às compras. Por mais que aproveite retalhos e seja cuidadosa com os materiais, ela reconhece que seu estoque cresce em proporção maior que a saída das mercadorias. Nessa situação, uma boa estratégia é determinar um valor ou quantidade limite para as compras. Na prática, o empreendedor deve planejar o que gasta. Reforçamos algumas dicas para ajudá-lo nessa tarefa:

  • O primeiro passo é conhecer o seu estoque. Se você trabalha com vendas de mercadorias prontas, faça um controle diário das vendas. Dessa forma, você verá o tipo de mercadoria que foi vendida mais rapidamente, ou seja, que tem um giro maior. Se você trabalha com serviços, de modo semelhante, avalie o que é mais vendável.
  • Tenha organização e controle do que compra. Isso evita desperdício ou compras duplicadas. Quem trabalha no ramo alimentício deve ter atenção em dobro.
  • Depois de ter noção e organização sobre os materiais ou produtos que precisa adquirir mês a mês, determine um valor-limite para determinados gastos. Esse valor poderá ser ajustado sempre que houver encomendas ou contratações de serviços em quantidade maior.
  • O orçamento limitado pode ser uma oportunidade para gerir os recursos com mais inteligência e não necessariamente precisa ser um empecilho ao seu negócio. Quem pensa dessa forma consegue fazer mais com menos. Na dúvida entre duas opções de compras, priorize a que traz retorno financeiro de verdade.

Por fim, antes de comprar, confira o que você já tem. É o que faz a empresária Magda

Marinho, que trabalha com compra e venda de roupas: “Eu sempre confiro o meu estoque para ver o que vendeu mais. Assim eu tenho noção dos modelos e das cores que saem mais”.

; ;
Nossos Parceiros

Sede CAIXA CRESCER: SBS Quadra 02 Bloco J Edifício Carlton Sala 401 e Sobreloja 05, Asa Sul – Brasília/DF - CEP: 70.070-120