Fique por dentro

Notícias

Aumento das tarifas de Energia

CAIXA CRESCER

Publicado em: 08/06/2015 00h00 - Atualizado em 08/07/2015 11h25

Redução de custos – Desafio Permanente.

Você empreendedor sempre se preocupou com isso, redução do consumo de energia elétrica, não é mesmo?

Chega a ser curioso, porque na verdade reduzir custos num empreendimento, principalmente se ele é de pequeno porte, deveria ser parte da sobrevivência do negócio em questão e não algo a se preocupar apenas quando vira notícia.

São muitos os pequenos negócios que agem de uma forma quando estão bem e de outra quando crises ou problemas surgem no horizonte – mesmo que seja distante. É bom ouvir que as pessoas estão economizando, porém não basta ser momentâneo. Deve ser um movimento regular, contínuo.

Por falar em regularidade, são empreendedores com este perfil que realizam um trabalho de formiguinha, buscando reduções contínuas nos seus custos com energia. Veja alguns exemplos:

  • Se possível, pinte paredes internas e tetos em cores claras, pois elas refletem a luz para todo o ambiente.
  • Ao utilizar o ar condicionado, mantenha sua manutenção em dia (filtros limpos) e utilize o termostato para evitar sobrecarga.
  • Não deixe luzes acesas desnecessariamente. Troque suas lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes. Elas utilizam menor quantidade de energia e duram mais.
  • A depender do valor instale no telhado telhas translúcidas que irradiam internamente a claridade solar. Assim quase todas as lâmpadas podem ficar desligadas.
  • Não deixe aparelhos eletrônicos no modo stand-by. No final do dia tire os aparelhos das tomadas. Evite o uso de benjamins. A perda de energia será maior.
  • Cuidado com aparelhos quentes e frios próximos, como freezers perto de fogões ou chapas. Mantenha as borrachas de vedação dos freezers em boas condições.
  • Finalmente, reduza o consumo no horário de pico (das 18 às 21 horas).

Lembre-se que o aumento no custo da energia tem impactos não só nas contas de luz. Tem impacto no seu preço de venda também, até porque você calcula seu preço de venda a partir dos seus custos fixos e variáveis. Especialistas afirmam que é difícil cortar esse tipo de custo no comércio. Durante o verão os estabelecimentos não podem desligar o ar-condicionado, por conta do conforto dos clientes. Também não podem deixar de iluminar sua loja ou restaurante, entretanto vários dos exemplos apresentados acima podem não resolver o problema, mas contribuem para um custo menor.

Pra finalizar, cortar custos é uma tarefa permanente. Seu caixa agradece.

Nossos Parceiros

Sede CAIXA CRESCER: SAS Quadra 04 Lotes 9/10 Ed. Victoria Office Tower Sala 1301 Brasília / DF 70070-938 Fone: (61) 3246-4300