Fique por dentro

Artigos

Abrir um negócio com pouco dinheiro – é possível

Negócio com pouco dinheiro, te parece utópico? Você tem uma boa ideia, acredita que o seu negócio tem grande probabilidade de crescimento, mas esbarra em um problema, que costuma assombrar a maioria das pessoas que deseja empreender: a falta do capital in
E-Commerce News

Publicado em: 06/06/2018 17h15

O que fazer quando se tem uma boa ideia, de um negócio com potencial de crescimento, mas o dinheiro falta? O consultor em negócios, Adriano Nodari, acredita que a falta de recursos pode ser um importante estímulo à inovação:

“Observe as trajetórias dos maiores empreendedores, no Brasil e no mundo, verá que a maioria não tinha recursos para começar, o que existia era uma grande ideia. Quer um exemplo? Walt Disney, ele tinha talento, ideias, mas nenhum capital, fora os fracassos até levantar um império. Em muitos casos, a barreira para empreender é muito mais mental do que física.”

Negócio com pouco dinheiro – o que você precisa saber

Abrir negócios com pouco investimento é possível. Confira dicas, que segundo Nodari, podem ser úteis para empreendedores que querem abrir um negócio, mas estão sem recursos financeiros.

Esteja pronto para empreender – Antes de começar a desenvolver um projeto, é importante que o empreendedor saiba se tem recursos suficientes, e se não tem, que comece a pensar em alternativas para a captação de recursos. “O mais importante em um primeiro momento, é que a ideia de negócio tenha realmente potencial de crescimento, é essencial conversar com empreendedores do mesmo ramo e procurar identificar se poderá oferecer algum diferencial com o seu negócio”, orienta o consultor.

Desenvolva parcerias – Se deseja começar um negócio com pouco dinheiro comece a pensar em parcerias estratégicas. Se a sua ideia de empreendimento é de fato boa, tente convencer pessoas a apostarem no projeto junto com você. Para isso, é necessário o bom discurso, faça com que as pessoas visualizem aquilo que você idealiza com o negócio. A primeira pessoa que precisa acreditar no projeto é você.

Tenha planejamento – Se os recursos financeiros em seu negócio são escassos, isso demandará que sejam muito bem administrados. Estabelecer metas e se cercar de todas as informações necessárias sobre o negócio é essencial. Ter todas as ideias detalhadas no papel facilita para dar mais segurança ao colocar o projeto em funcionamento.

Abrir o próprio negócio – Captação de recursos

Começar um negócio com pouco dinheiro é possível, desde que a ideia do negócio seja promissora. Muitos empreendedores ao abrir o próprio negócio, se utilizam de investimento pessoal, trata-se de algum dinheiro guardado, resultado em muitos casos da venda de algum bem material. Mas há alternativas além do capital próprio.

Há alguns recursos oferecidos por algumas agências como é o caso da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, que tem uma linha conhecida como PIPE que se trata da pesquisa inovativa na pequena empresa.

Este programa oferece o valor de duzentos mil reais para que pessoas desenvolvam um protótipo de inovação tecnológica. Um prazo de nove meses é concedido para que se coloque a ideia em funcionamento. Não se trata de um empréstimo, mas de um valor dado, a responsabilidade do empreendedor é apenas devolver um relatório explicando sobre o projeto, como o dinheiro foi empregado e os resultados. Em outros estados brasileiros este recurso se chama PAPPE.

Quando se trata de abrir um negócio com pouco dinheiro, há também outro tipo de investimento que pode ser angariado, que é conhecido como investimento anjo: “Ainda é pouco conhecido no Brasil, se trata de uma pessoa física que tem recursos e interesse em investir em um novo negócio com possibilidade de crescimento”, explica Nodari.

Em casos de abertura de negócios com pouco investimento, há o recurso da linha de crédito concedida por bancos para o microempreendedor individual, conhecida como ‘microcrédito’ para empreendedores que precisam de quantias menores.

Há também linhas de crédito especiais que oferecem quantias maiores para pessoas interessadas na abertura de franquias.

Já em casos de negócios com alto potencial de crescimento, há uma linha conhecida como capital semente ou seed capital e a linha conhecida como venture capital, estes são recursos recomendados em casos de aberturas de empresas com probabilidade de crescimento ‘explosivo’.

Para aqueles que desejam começar um negócio com pouco dinheiro, Nodari orienta: “Não torne a falta de recurso financeiro um empecilho para empreender, pelo contrário, faça dessa barreira um degrau para possibilidades. Você acredita no potencial do seu negócio? Esse é o seu principal recurso inicial”.

Link Original: ecommercenews.com.br

; ;
Nossos Parceiros

Sede CAIXA CRESCER: SBS Quadra 02 Bloco J Edifício Carlton Sala 401 e Sobreloja 05, Asa Sul – Brasília/DF - CEP: 70.070-120