Fique por dentro

Artigos

7 segredos para tornar-se um empreendedor de sucesso

O que é preciso para fazer seu negócio dar certo?
Sicoob

Publicado em: 30/07/2018 16h07 - Atualizado em 30/07/2018 16h08

Dizem que não existe receita para o sucesso. Mas para empreender e fazer seu negócio dar certo, algumas características e atitudes podem ser essenciais. Se observarmos bem, os empreendedores bem-sucedidos têm alguns traços em comum que, em conjunto, podem ser considerados a chave para o sucesso. Confira:

1 – Pesquisa prévia e atenção constante

Nos últimos anos, o empreendedorismo tem sido cada vez mais incentivado. Mas antes de largar o emprego e correr atrás do seu sonho, é bom começar a pesquisar bem sobre o que deseja fazer.

Busque informações sobre o mercado, sobre a economia, sobre o público, sobre carências do setor, sobre os custos, sobre inovações na área, enfim, quanto mais informação puder juntar previamente, mais fácil fica começar a traçar seus planos. E após essa pesquisa prévia, você precisa continuar atento ao cenário macroeconômico, às movimentações do setor, à concorrência, etc.

Manter-se sempre alerta e bem informado é uma das características dos empreendedores de sucesso.

2 – Organização e planejamento

Ter um plano de negócio atualizado é uma condição básica para quem quer ter êxito como empreendedor. O dono da agência web Esperienza, Cassiano Antequeira, conta, por experiência própria: “Ele é essencial e me fez muita falta no começo. Hoje tenho mapeados todos os aspectos do negócio e posso me antecipar e solucionar os possíveis problemas antes que eles ocorram”.

Além de ser um bom guia para a tomada de decisões da empresa, esse tipo de documento denota organização e planejamento, comportamentos fundamentais para o sucesso de qualquer empresa.

3 – Dedicação e perseverança

O inventor Thomas Edison, certa vez, disse: “Eu não falhei. Só descobri 10 mil caminhos que não eram o certo.” A frase nos lembra da importância da dedicação e da perseverança frente às dificuldades (mantendo ainda o bom ânimo, como o inventor). Afinal, em qualquer empreendimento, sempre há obstáculos a superar e desafios a vencer.

Em todo caso, acreditar e ter paixão pelo que faz costumam ser grandes motivadores para manter a dedicação e perseverar em seus objetivos. Não é a toa que empreendedores de sucesso costumam ser aficionados pelo que fazem, mostrando-se confiantes e dedicando-se com afinco aos seus negócios.

4 – Persistência x teimosia

Saber ser persistente em suas metas e planos é importante. Mas persistir na busca do sucesso não quer dizer ser rígido e inflexível. Pelo contrário, também é preciso ter maleabilidade para mudar, para alterar as ideias preconcebidas e se adaptar quando necessário.

O jornalista Shane Snow (considerado um dos empreendedores mais inovadores com menos de 30 anos, pelas revistas Forbes e Inc.) recomenda a, diante de uma determinada situação problema, listar todas as suposições possíveis e, em seguida, questioná-las: e se não forem corretas? Outro conselho do empreendedor é abusar da simples pergunta “por que?”. Questionar por que as coisas são feitas de determinada maneira é também uma forma de romper com convenções e achar saídas inovadoras.

5 – Boas parcerias

Segundo o vice-presidente de fusões e aquisições do Buscapé, Ayrton Aguiar, ter um time coeso e afinado também é uma característica de empreendimentos bem-sucedidos. “É muito raro ver uma empresa de sucesso, na qual o fundador realize voo solo. Ele precisa ter gente de confiança com alto nível de comprometimento.”

Quando se reúnem bons parceiros, somam-se conhecimentos e habilidades, agregam-se novas ideias e multiplica-se a capacidade de realização de projetos.

6 – Assumir erros e aprender com eles

Errar é humano. Mas assumir os próprios erros e conseguir aprender com eles é uma atitude típica de empreendedores de sucesso.

Os empresários Mariano Gomide de Faria e Geraldo Thomaz, criadores da Vtex (que oferece soluções para plataformas de e-commerce), reconhecem: “Nós erramos muito, mas persistimos durante sete anos, até que em 2006 descobrimos o nicho de mercado que nos trouxe até aqui”.

7 – Desafios e competições

O ser humano costuma ser bastante motivado por desafios. E para um empreendedor, isso é ainda mais importante. Conseguir inserir-se (e manter-se) em um mercado cada vez mais competitivo exige uma postura também competitiva por parte do empreendedor. Não é à toa que empreendedores bem sucedidos costumam dar grande valor a rivais de alto nível, que os estimulam a dedicar-se cada vez mais para superá-los continuamente.

Link original: www.oseudinheirovalemais.com.br

; ;
Nossos Parceiros

Sede CAIXA CRESCER: SBS Quadra 02 Bloco J Edifício Carlton Sala 401 e Sobreloja 05, Asa Sul – Brasília/DF - CEP: 70.070-120