EMPREENDER, É SÓ COMEÇAR

EMPREENDER, É SÓ COMEÇAR

setembro 2016

Lina Kempf

19/09/2016 14h58

O poder da rede do empreendedor

O ser humano é por natureza interdependente, e essa interdependência é a que nos leva a desenvolver a habilidade de construir redes de relacionamentos que nos ajudam a atingir nossas metas e sonhos. Uma rede poderosa é muito mais do que o número de cartões de visita guardados no escritório, é mais do que conexões no LinkedIn, que amigos no Facebook, ou pessoas que curtem sua fanpage. Essa rede é feita de pessoas e organizações que acreditam e confiam em você a ponto de dispor seu tempo, sua rede e recursos para te apoiar e serem parceiros na sua jornada. Para isso é necessário tempo, dedicação, competência, e uma genuína vontade de investir em relacionamentos que sejam positivos tanto para você como para as pessoas que fazem ou farão parte desta rede.

Faça um rápido exercício e pense em todas as coisas que você já conquistou e naquelas pessoas que foram fundamentais para que isso acontecesse. Pense também em todas as vezes que você teve que enfrentar as dificuldades sozinho, sem poder contar com ninguém e como isso foi difícil. Se você é empreendedor não se engane, não é porque você lutou e conquistou muitas coisas apenas com seu suor que você não precisa dos outros.

Empreender é um exercício constante de cooperação e de construção de redes, ninguém empreende sozinho, a começar pelos clientes; não existe negócio sem clientes, também não existe negócio sem fornecedores, colaboradores, parceiros, investidores, etc. O empreendedor deve lembrar que sua rede de contatos é um dos pilares mais importantes do negócio, inclusive mais importante que dinheiro, pois ter uma rede de pessoas que te apoia nos tempos bons e nos tempos nem tão bons é a garantia de que teu negócio irá prosperar independentemente das circunstâncias. Quando cultivamos um bom relacionamento com clientes e fornecedores, por exemplo, conseguimos algo muito difícil, que é a fidelização, e mais, conseguimos uma opinião sincera e verdadeira daqueles que trazem o olhar de fora para nosso negócio e nos ajudam a melhorar a cada dia. Quando cultivamos um bom relacionamento com outros empreendedores de outras áreas ou até mesmo da nossa área, conseguimos parceiros, pessoas que podem trocar experiências e nos mostrar caminhos que não teríamos imaginado antes. Não se isole, se envolva em eventos de empreendedores da tua região, converse mais com seus clientes e fornecedores, troque experiências, compartilhe suas ideias, conquiste aliados para sua causa. Você vai se surpreender com os resultados.

Não tenha medo de começar, se arrisque, deixe a vergonha de lado e em pouco tempo você estará se sentindo seguro e confiante para continuar cultivando e ampliando sua rede. Lembre-se que ninguém nasce pronto, tudo o que sabemos foi aprendido e treinado com muito esforço. Empreender é assim também, treino e esforço.

Nossos Parceiros

Sede CAIXA CRESCER: SAS Quadra 04 Lotes 9/10 Ed. Victoria Office Tower Sala 1301 Brasília / DF 70070-938 Fone: (61) 3246-4300