APRIMORAMENTO DE VENDAS

APRIMORAMENTO DE VENDAS

fevereiro 2018

Júlio Paulillo

28/02/2018 17h04

Melhore o desempenho em vendas da sua equipe em 5 passos

Você quer ter mais produtividade nas vendas? Confira como melhorar as vendas de sua equipe em 5 passos.

A produtividade da força de vendas é um tema cada vez mais recorrente entre empresas atentas aos desafios do mercado atual.

Empreendedores dos mais diversos setores e segmentos já compreendem que as relações com o consumidor não podem ser gerenciadas como antigamente e que resultados financeiros dependem de técnicas que atuem diretamente no aumento da produtividade e no desempenho da equipe de vendas.

Desempenho de vendas: 5 passos para a alta performance

Como é seu desempenho em vendas? Se você já se atentou para essa nova realidade e busca informações sobre o tema, veio ao local certo!

Vamos discutir aqui 5 passos fundamentais a serem seguidos pelos gestores que desejam melhorar a produtividade nas vendas. Confira!

#1. Um bom planejamento pode aumentar a produtividade nas vendas

O primeiro passo para aumentar a produtividade da equipe e o desempenho de vendas é a revisão do planejamento. Ele deve ser realizado de forma estratégica, incluindo uma série de procedimentos-padrão a serem adotados no contato com os clientes e métricas adequadas ao monitoramento da produtividade da força de vendas.

A empresa deve, inclusive, verificar se não há falhas na definição do público-alvo; de forma que possa corrigir não apenas as ações do departamento de vendas, mas também dos setores de comunicação e marketing. Só assim será possível iniciar o processo de incremento na produtividade dos vendedores.

#2. A produtividade nas vendas depende de abordagem científica e treinamento

Em pleno século XXI, empresas não podem mais depender de talento, ficando reféns do desempenho em vendas de alguns poucos funcionários que destacam-se com resultados muito expressivos.

Assim como várias outras habilidades, a exemplo da criatividade e do empreendedorismo, a aptidão para as vendas também pode ser desenvolvida.

O segredo é treinamento de qualidade e contínuo. Dessa forma, você conseguirá aumentar a produtividade da equipe e o desempenho de vendas como um todo, gerando retornos financeiros robustos para o negócio.

#3. A produtividade da força de vendas exige boas ferramentas de trabalho

A produtividade dos vendedores vai aumentar à medida que a empresa lhes oferecer ferramentas adequadas. Sem essa infraestrutura, não há como melhorar a produtividade no trabalho.

Já abordamos aqui no blog a técnica de Inside Sales, que aumenta a produtividade da força de vendas por meio da adoção medidas inovadoras de otimização do trabalho.

A ideia é oferecer à equipe recursos tecnológicos diversos que a auxilie no cotidiano. Isso inclui, por exemplo, computadores e internet de qualidade, para reuniões por videoconferência, linhas telefônicas e ramais em número adequado, para follow ups e prospecção de clientes, além de aplicativos modernos e completos que os auxiliem na organização da agenda e gestão dos contratos.

Sem isso, o desempenho em vendas na empresa dificilmente poderá alcançar os níveis de alta performance.

#4. A produtividade dos vendedores vai aumentar se fizerem o dever de casa

Sua empresa aposta nos vendedores e quer melhorar o desempenho de cada um deles, por meio da oferta de treinamentos sérios e recursos tecnológicos de ponta que os ajude a otimizar os desempenhos.

Porém, todo esse esforço pode ser em vão se o funcionário não buscar os resultados. É fundamental, portanto, que cada vendedor faça sua parte, colocando em prática o cronograma estabelecido no treinamento, com adoção de procedimentos padronizados para contatos com clientes, follow-ups, prospecção, fechamento de vendas, etc.

O que isso quer dizer? Que uma revisão na equipe também é fundamental para aumento da produtividade e do desempenhos de vendas. Se for necessário, renove!

#5. Monitoramento é fundamental para a produtividade da força de vendas

Você quer mais produtividade nas vendas? Monitore como é seu desempenho em vendas! Sem acompanhamento de desempenhos, será impossível verificar se as novas medidas estão sendo eficientes.

É importante estipular métricas adequadas tanto para monitoramento da produtividade dos vendedores separadamente, quanto da produtividade da equipe de vendas no geral. Dessa forma, será possível identificar falhas e acertos e agir para garantir resultados cada vez melhores.

Link original: agendor.com.br

; ;
Nossos Parceiros

Sede CAIXA CRESCER: SBS Quadra 02 Bloco J Edifício Carlton Sala 401 e Sobreloja 05, Asa Sul – Brasília/DF - CEP: 70.070-120