EMPREENDER, É SÓ COMEÇAR

EMPREENDER, É SÓ COMEÇAR

agosto 2016

Lina Kempf

29/08/2016 13h29

Empreendedor, conte sua história!

Alguma vez você parou para pensar que a tua história pode mudar a vida de alguém? Quando compartilhamos nossa história de vida e nossa jornada empreendedora, nos apropriamos dessa história e ajudamos a inspirar outras pessoas.

O ser humano gosta muito de contar e ouvir histórias. Por isso curtimos tanto ir ao cinema, ao teatro, assistir novela e ler um livro. Gostamos de nos identificar com os personagens, gostamos de viver as emoções que eles vivem, dar risada e chorar também. Gostamos tanto de histórias que as grandes empresas contam histórias nas suas propagandas para chamar nossa atenção e criar vínculo com suas marcas.

Mas porque é tão importante contar nossa história? No post da semana passada, eu comecei o texto com duas perguntas: “Quando escutamos a palavra “empreendedor”, quais são as imagens que vem à sua mente? Quais pessoas aparecem na sua memória?”. As histórias bem contadas criam imagens na mente, criam referências e modelos para nós, o que faz com que respondamos à pergunta acima quase sempre com os mesmos nomes. O poder das histórias é tão grande que se você digitar a palavra “empreendedor” no Google e clicar em imagens você vai se deparar com um show de homens brancos engravatados, e até alguns super-homens de terno, como se empreender fosse coisa só de super-herói.

E como fazer para mudar isso? Precisamos que mais empreendedores contem suas histórias, você empreendedor tem muita coisa para contar e nem imagina quanto aprendizado tem na sua história. Precisamos inundar a internet, os jornais e revistas com histórias de empreendedorismo real, de microempreendedores e microempreendedoras de carne e osso e que batalham todos os dias para levar seu negócio adiante. São essas as histórias que inspiram outros a acreditar que podem empreender, são essas histórias que retratam o empreendedorismo no Brasil.

Mas precisamos que você, empreendedor, se empodere da sua história e acredite que ela tem sim o potencial de inspirar e engajar outras pessoas. Comece postando uma foto sua no Facebook com uma hashtag #SouEmpreendedor ou #SouEmpreendedora, contando um pouquinho de como começou sua jornada empreendedora, compartilhe com seus amigos, peça sugestões. E quando sentir que a história está tomando corpo, comece a buscar grupos e blogs e conte sua história mais uma vez. Quem trabalha com publicidade e jornalismo ama contar histórias e vão amar poder fazer um post ou uma matéria com você. Assim mesmo, converse com o jornal do bairro, da cidade, quem sabe até do Estado, e quando você menos perceber estará servindo de inspiração para muitas pessoas que querem empreender, mas não sabem como, ou pessoas que tem um negócio, mas estão pensando em desistir, uma boa história real pode ser tudo que eles precisam para tomar melhores decisões no dia a dia.

O desafio está lançado e vamos te dar a primeira plataforma para você se testar: O Blog da CAIXA Crescer! Escreva para nós contando sua história, e nós vamos contá-la aqui. Escreva para caixacrescer@caixacrescer.com.br, com o assunto "Minha história no Blog da CAIXA Crescer".

Vamos inundar a internet com boas histórias? Vem junto!

Nossos Parceiros

Sede CAIXA CRESCER: SAS Quadra 04 Lotes 9/10 Ed. Victoria Office Tower Sala 1301 Brasília / DF 70070-938 Fone: (61) 3246-4300