CONTAS EM DIA

CONTAS EM DIA

setembro 2016 Atualizado em 08/09/2016

Lavínia Martins

06/09/2016 09h09 - Atualizado em 08/09/2016 09h10

Como você cuida das suas finanças?

Já parou para pensar sobre isso? Você faz algum tipo de controle financeiro?

Para o empreendedor, a primeira lição financeira é separar as finanças pessoais das finanças da empresa. Por mais que o empreendedor possa financiar o início das atividades da empresa com o seu próprio dinheiro, é muito importante desde o início ter um controle da origem e do destino do dinheiro, para não misturar o seu dinheiro pessoal com o dinheiro da empresa, porque só assim você será capaz de verificar se a empresa está dando o retorno do investimento, e se ela está pagando de volta o dinheiro investido.

No início, o empreendedor usa o próprio dinheiro ou dinheiro emprestado, seja de amigos, parentes, ou do banco, para financiar as atividades da empresa. Mas depois de um tempo, é a empresa quem deve passar a pagar o custo de vida do empreendedor, através do recebimento de um holerite, que é como se fosse um salário que a empresa paga para o seu dono.

Se você tem apenas uma conta corrente, que pode ser na pessoa física ou na pessoa jurídica, de onde usa o dinheiro para pagar todos os custos da sua empresa e dos seus custos pessoais, e não faz o controle sobre o uso deste dinheiro (de onde ele vem, e para onde ele vai), você tem grande chance de ter problemas financeiros no futuro!

Só conseguimos medir o desempenho daquilo que controlamos, então é importante ter sempre dois controles financeiros: um da empresa e o outro pessoal.

Saber lidar com dinheiro é parte fundamental para o sucesso de um empreendedor e da sua empresa! Hoje já existem muitos cursos sobre Finanças, alguns até gratuitos e pela internet. Leia e busque informação para melhorar sempre a sua própria capacidade de tomar decisões financeiras!

O aprendizado financeiro não acontece da noite para o dia, ele é um processo que acontece durante toda a vida. A cada decisão financeira que tomamos aprendemos alguma coisa, é importante sempre prestar atenção ao que você está fazendo naquele momento para fazer sempre a melhor escolha para você mesmo(a)!

Abraço,

Lavínia

; ;
Nossos Parceiros

Sede CAIXA CRESCER: SBS Quadra 02 Bloco J Edifício Carlton Sala 401 e Sobreloja 05, Asa Sul – Brasília/DF - CEP: 70.070-120