CONTAS EM DIA

CONTAS EM DIA

outubro 2016

Lavínia Martins

18/10/2016 09h41

Como checar o lucro da empresa – Parte 2

No último texto falamos um pouco sobre as duas formas de verificar se a empresa está dando lucro, e agora vamos aprofundar um pouco sobre as diferenças e benefícios de cada método. As duas formas tem como principal objetivo, além de checar o lucro, checar também os custos da empresa.

O método do DRE por Absorção considera apenas as despesas pagas no período apurado. Portanto, se houve venda de estoque produzido no período anterior, houve um aproveitamento de custos já pagos no período anterior, e pode haver uma distorção do lucro, porque os custos do período estudado não refletem o real valor do custo de produção. Também se houver produção que será vendida em período futuro, o custo será distorcido para cima e o lucro para baixo.

Já no método do DRE por Custeio Variável, como existe a separação entre custos variáveis e fixos, é possível verificar através da margem de contribuição qual é o real impacto dos custos de produção, que normalmente são os custos variáveis, medidos para a produção do estoque do período considerado para a análise.

Seja qual for a metodologia que você escolher para apurar os custos e o lucro da sua empresa, vale lembrar sobre a importância de separar as finanças da pessoa física daquelas da empresa, para poder checar se a empresa está de fato sendo capaz de gerar lucro e se manter sustentável ao longo do tempo, sem o empreendedor precisar colocar mais dinheiro nela, para poder de verdade gerar renda para o empreendedor e seus funcionários por bastante tempo!

Bons negócios e até a próxima!

Abraço,

Lavínia

; ;
Nossos Parceiros

Sede CAIXA CRESCER: SBS Quadra 02 Bloco J Edifício Carlton Sala 401 e Sobreloja 05, Asa Sul – Brasília/DF - CEP: 70.070-120